terça-feira, 24 de maio de 2011

Guarani e Kaingang no Rio Grande do Sul por Nathália Gris Seibt

POVOS INDÍGENAS PREDOMINANTES NO RS


Estima-se que haja no Rio Grande do Sul 32.989 índios atualmente. Há três principais povos que habitam este estado: Guarani, Kaingang e Charrua. Vou contar um pouco a respeito dos povos Guarani e Kaingang:

Guarani
           
Os povos Guarani possuem vários subgrupos étnicos, cada um com especificidades diferentes. Eles organizam-se em aldeias denominadas Tekoá, que são constituídas, normalmente por uma família grande ou da união de duas ou mais famílias. Eles possuem uma alimentação rica em alimentos extraídos da natureza, como o amendoim, a mandioca, folhas e frutas da mata. O milho é considerado o bem mais precioso, pois com ele é possível que se faça muitas coisas como canjica, farinha, etc. Por isso, é fundamental que eles possuam terras para plantar e condições de criar animais. Para eles, não adianta dar alimentos prontos, pois eles já possuem sua maneira de alimentarem-se da terra.
            As danças guarani normalmente são ao som de violão de cinco cordas, violino com três cordas e um tambor de marcação (no lugar das varetas de bambu) e os movimentos são como se estivessem na mata pulando sobre cipós ou evitando a briga com animais rastejantes (é como se fosse um caminhar-dançando-pulando).
            A forma de sustento dos Guarani é através do artesanato, como acontece com a maioria dos povos indígenas e depende de feiras e locais para propiciar sua exposição e comercialização.
Kaingang
            Também chamados de Caingangues, ou Kanhgág, os Kaingang possuem linguagem da família linguística jê. Este povo utiliza a caça, a pesca, a coleta e agricultura complementar para organizar-se economicamente. Quando podem caçar, eles utilizam pequenos e grandes mamíferos das florestas subtropicais, tais como cateto, veado, anta, quati, queixada, etc e as aves jacu, papagaio, macuco, uru, nambu, etc. Eles não têm o costume de consumir tamanduás, jaguatirica, ariranha, lontra. Diferentemente dos Guaranis, não é comum para os Kaingang, caça com armadilhas. Costumam caçar aves e animais com seus arcos e flechas. Pinhão, mel, palmito, frutas silvestres, larvas de insetos, verduras, erva-mate, etc., destacam-se como recursos naturais por eles coletados. A pesca também é considerada um importante meio de alimentação dos Kaingang.
            A respeito da educação escolar dos Kaingang, posso dizer que evoluiu bastante nos últimos anos, possibilitando assim um maior acesso dos deles à escola. Antigamente havia apenas formação de professores brancos. A partir dos anos 70, com a escola Guarita, da FUNAI, formaram-se 50 professores “monitores” (que possuiam formação apenas no primeiro grau). Atualmente as escolas Kaingang possuem alguns professores de origem Kaingang formados, e algumas escolas possuem ensino bilingue (português-kaingang).
(Texto escrito por Nathália Gris Seibt, da disciplina Povos indígenas, educação e escola da Faculdade de Educação da UFRGS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário