quinta-feira, 19 de maio de 2011

Guarani e Kaingang no Rio Grande do Sul por Eliane Denise Cipolatt e Siomara Gioda Rosa

- Guarani -
            Os guaranis são um dos mais representativos povos indígenas da América do Sul (Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil). Sua população encontra-se dividida em diversos subgrupos étnicos que possuem especificidades dialetais, culturais e cosmológicas, diferenciando assim sua forma de ser Guarani dos demais.
            As populações guaranis contemporâneas vivem em pequenas reservas, acampamentos à beira de rodovias ou habitam ainda espaços geograficamente isolados. Suas principais atividades econômicas são a confecção e a venda de artesanatos – cestaria com taquara e cipó, estátuas de madeira e colares com semente nativa, a coleta de raízes, ervas e frutos silvestres e o plantio de suas sementes tradicionais.
            Contra todas as formas de dominação (educativa, militar, econômica e religiosa), o povo Guarani foi capaz de manter seu espírito livre ao transformar em escudo de proteção o ininterrupto processo de transmitir de geração para geração sua língua e cultura e ter sua principal arma na filosofia da Busca pela Terra Sem Males.
            No Brasil, segunda a Fundação Nacional de Saúde e o conselho Indigenista missionário a estimativa é de que a população Guarani seja aproximadamente de 50 mil pessoas.
            - 80% (Mato Grosso do Sul)
            - 20% (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e uma reserva no Pará)

- Caingangue -
            Os caingangues ou kaingang são um povo indígena do Brasil Meridional. Sua cultura desenvolveu-se à sombra dos pinheirais, a pelo menos dois séculos. Sua extensão territorial compreende a zona entre o rio Tietê (São Paulo) e o rio Ijuí (Rio Grande do Sul), é um povo constituído por aproximadamente 30 mil pessoas.
            Atualmente, os caingangues ocupam cerca de 30 áreas reduzidas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com uma população aproximada de 29 mil pessoas, estando entre os cinco povos indígenas mais populosos do Brasil.
            Kaingang e Guarani são as únicas etnias indígenas contemporâneas do estado do Rio Grande do Sul. (nos últimos anos ocorre também o “reaparecimento” dos charrua). Cada um desses povos conserva características peculiares, mantendo hábitos, costumes e tradições que engrandecem a diversidade cultural brasileira.
            O espaço urbano integra-se hoje aos modos de viver dos kaingangs e de forma dinâmica, eles mantém uma relação direta através da comercialização de seus produtos, das lutas pela garantia de direito à saúde, educação e por espaços onde possa expor seus trabalhos de artesanato e preservar seus hábitos e rituais.


(Texto escrito por Eliane Denise Cipolatt e Siomara Gioda Rosa, da disciplina Povos indígenas, educação e escola da Faculdade de Educação da UFRGS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário