quinta-feira, 10 de novembro de 2011

SAÍDA DE CAMPO 2011/2

No último sábado, dia 05 de novembro, os alunos da disciplina Povos Indígenas, Educação e Escola realizaram uma saída de campo: visitaram o povo Guarani, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Para muitos, este foi o primeiro contato que tiveram com indígenas, o que causou um certo choque cultural. O que mais marcou a maioria dos alunos foi o fato de que os Guarani não se preocupam com objetos, que não algo tão importante para eles, pois quem realmente se preocupa com isto somos nós, brancos, por uma questão cultural. Uma colega nossa, a Luandra, levou um macaco de pelúcia para ver o que aconteceria. As crianças ficaram encantadas, e o macaco foi tratado como se fosse uma pessoa, como podemos ver na foto abaixo, em que as crianças estão todas admiradas:
Outra atividade feita foi a contação de histórias por um grupo de mulheres do curso de Letras, chamado "Quem conta um conto...", que fizeram uma ótima apresentação de histórias Guarani e encantaram a todos. As crianças pularam corda, que nós levamos e também fizeram um lanche, levado por nós. Outro estranhamento apontado pela turma foi o fato das crianças pegarem apenas um salgado ou doce por vez, mas percebemos que assim elas foram orientadas, pelos mais velhos, talvez para nos mostrarem que são muito educados, algo assim.
Enfim... Conhecer uma cultura diferente, que estamos estudando, na prática, é muito gratificante, e isso foi percebido em nossa turma.

Um comentário:

  1. Ore mitã ko ko'êtî (nossas crianças são o nosso amanhecer)

    Ore mitã ko ore ko'êtî

    Ore mitã omboheñói ore ko'êtî (Nossas crianças fazem "brotar" nosso amanhecer).TAÑAMOMBARETE ÑANDE YPYKUÉRA REKO HA ÑE'Ê - vamos fortalecer a cultura e língua de nossos ancestrais

    Aguyjevete priscila, por dedicar-se e compartilhar desta trilha que é de todos Nós. Xe 'ema Liana Utinguassu

    ResponderExcluir